Como prevenir ataques de ransomware usando soluções antispam

O antispam é uma solução de segurança indispensável para empresas. Afinal, a grande maioria dos ataques cibernéticos acontece atualmente por e-mail. Segundo um relatório de segurança da Verizon, de cada 10 tentativas de infecção utilizando malware, nove delas acontecem via e-mail.

Além da questão da segurança, há ainda o fator importante de produtividade. Ao receber muito lixo eletrônico na caixa postal, os colaboradores das empresas geralmente perdem o foco e gastam energia com uma tarefa desnecessária. De acordo com um levantamento da Cisco, cerca de 80% dos e-mails recebidos trata-se de lixo eletrônico. Esse grande volume de mensagens prejudica a produtividade e deixa as empresas mais vulneráveis a ameaças.

Portanto, as organizações de todos os tamanhos agora devem contar com uma solução de segurança de e-mail completa, que seja capaz de combater diferentes tipos de ameaças e ataques, e não apenas spam. Neste artigo, vamos explicar quais são as melhores soluções antispam, antiphishing e antimalware disponíveis atualmente.

 

A importância de usar um antispam para aumentar a segurança

O termo antispam é usado para se referir a um software ou a processos de detecção e análise que tem como objetivo bloquear spam (ou mensagens indesejadas).

Em um passado distante, o spam era apenas uma simples mensagem indesejada trazendo uma oferta de produto ou serviço real. Portanto, o seu impacto nos negócios e na rotina de trabalho era mínimo.

Porém, o spam deixou de ser apenas uma mensagem chata para se transformar em uma ameaça sofisticada, capaz de trazer grandes prejuízos para as empresas. Portanto, o que a princípio seria um e-mail despretensioso pode esconder um golpe de phishing ou um malware que tem como propósito roubar informações ou sequestrar máquinas.

Vale observar que um e-mail malicioso pode manchar a imagem de sua marca e trazer sérios prejuízos financeiros. Segundo o relatório Cost of Data Breach, da IBM, os vazamentos de dados afetam diretamente a reputação das empresas, prejudicando as marcas e impactando a aquisição e a retenção de clientes.

A melhor maneira de lidar com um grande volume de e-mails indesejados é usando técnicas de filtragem e análise. Os softwares antispam usam filtros baseados em algoritmos e métodos heurísticos para determinar o que é spam, tanto em e-mails de entrada quanto de saída.

Nós podemos dividir o processo de detecção e análise antispam em dois grupos:

Antispam para usuários finais: Ações que os usuários finais podem tomar para evitar spam. Por exemplo, não cadastrar o seu endereço de e-mail em sites suspeitos, não ter nenhum tipo de interação com mensagens suspeitas e reportar spams para o seu provedor de e-mails.

Antispam para administradores de e-mails: Ações que especialistas podem tomar para combater spams. Por exemplo: uso de whitelists, blacklists, mecanismos de autenticação (como DMARC), Inteligência Artificial e filtros de URLs.

A boa notícia é que muitos desses mecanismos de proteção e segurança fazem parte de um software de antispam, o que facilita a vida dos especialistas e também das empresas.

 

Diferentes tipos de filtragem de spam

Lista negra (Blacklist): Filtro baseado em lista. Esse é um método popular no qual a empresa adiciona IPs e endereços de e-mail para bloquear mensagens de remetentes específicos.

Domain Name System-based Blackhole List (DNSBL) e Real-time Blackhole List (RBL): Métodos também baseados em listas, nos quais terceiros mantêm listas atualizadas de remetentes identificados como spammers.

Lista negra de URLs, ou URL Blacklist: Funciona como a DNSBL e a RBL, mas para URLs maliciosas.

Lista branca, ou Whitelist: Funciona como o oposto da Blacklist, permitindo que a sua organização especifique bons remetentes.

Greylist: Rejeita temporariamente o e-mail de um remetente não identificado, com base no fato de que, em geral, os spammers não tentam enviar o seu lixo eletrônico duas vezes.

Filtro de palavras: é um filtro baseado em conteúdo. Basicamente, a sua organização define palavras específicas e o software bloqueia qualquer e-mail que as contenha.

Análise Heurística: Usa uma combinação de algoritmos e recursos para identificar spams com base em pontuação. Na prática, analisa partes diferentes de um e-mail, como cabeçalhos e conteúdo. Se o e-mail receber uma pontuação determinada ou superior, será bloqueado.

Análise Bayesiana: Tipo de filtragem heurística baseado em estatísticas e ocorrências, com recursos de Inteligência Artificial. O software pode aprender com os seus usuários e bloquear spams para aumentar a proteção de e-mail.

 

Solução antispam para empresas de qualquer porte

O Gatefy Email Security (GES) é uma solução que protege a sua empresa contra diferentes tipos de ameaças de e-mail, como spam, phishing, ransomware, vírus, BEC (Business Email Compromise) e engenharia social.

A solução da Gatefy é compatível com vários provedores de e-mail, como Office 365, G Suite, Exchange e Zimbra. Na prática, ele adiciona uma camada avançada de proteção a sua linha de defesa, oferecendo um ótimo custo-benefício. Inclusive, em termos de preço, já que muitos concorrentes cobram em dólar.

Por se tratar de uma ferramenta de segurança e proteção de dados, a solução de antispam e antiphishing da Gatefy ajuda ainda a sua empresa a estar em conformidade com leis e regulamentações, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

 Se você estiver interessado em saber mais sobre a solução da Gatefy, entre em contato conosco. Os nossos especialistas vão conversar sobre o assunto e responder a todas as suas perguntas.

A AIM7 tem como principal objetivo oferecer soluções de Segurança da Informação para empresas preocupadas em ter uma proteção de dados efetiva. Conte com o nosso time altamente capacitado para entregar os melhores serviços e garantir o correto funcionamento das soluções no ambiente de rede da sua empresa.

Artigos relacionados
A Importância da Threat Intelligence para Empresas

A Importância da Threat Intelligence para Empresas

No cenário digital altamente conectado em que vivemos, as empresas enfrentam constantes desafios no que diz respeito à segurança da informação. Nesse contexto, a Threat Intelligence emerge como uma ferramenta

Práticas recomendadas para gerenciamento de firewall

Práticas recomendadas para gerenciamento de firewall

Independentemente do tamanho do seu negócio, um firewall eficiente e bem configurado é necessário para evitar ficar exposto a ataques cibernéticos e ter os seus dados roubados. Essa ferramenta aumenta

Avanços nas tecnologias usadas no firewall corporativo

Avanços nas tecnologias usadas no firewall corporativo

Atualmente, empresas de qualquer tamanho precisam investir em soluções de segurança inovadoras para garantir a proteção de suas redes e sistemas e manter a competitividade. Afinal, as organizações agora convivem

Como escolher o firewall mais adequado para a sua empresa

Como escolher o firewall mais adequado para a sua empresa

A escolha de um firewall que tenha os recursos necessários para proteger a sua empresa do ataque de hackers e malwares pode ser um processo confuso e frustrante. O firewall

Principais desafios para configurar e gerenciar o firewall das empresas

Principais desafios para configurar e gerenciar o firewall das empresas

Mesmo para profissionais especializados em segurança, que trabalham há duas décadas usando firewalls de rede, a configuração e o gerenciamento dessas ferramentas ainda apresentam desafios para que sejam usadas em

Vantagens de implementar uma solução DLP

Vantagens de implementar uma solução DLP

As empresas estão sujeitas a grandes prejuízos financeiros e danos à reputação quando sofrem perda de dados confidenciais e de outras fontes de informações corporativas. Com a vigência de leis

×