Antivírus de Nova Geração

Os cibercriminosos estão sempre à procura de novas maneiras de minar as linhas de defesa das empresas. Por isso, ao contrário do que muita gente pensa, o antivírus tradicional já não é suficiente para evitar as invasões. Neste contexto, a sua empresa pode estar a apenas um clique errado de uma violação de segurança.

Uma vez que os ataques estão cada vez mais numerosos e sofisticados, eles precisam ser combatidos por soluções que também usem alta tecnologia. No início, as empresas precisavam apenas de um antivírus baseado em assinaturas que rastreava malwares conhecidos. Porém, à medida que o malware sem arquivo e as explorações ganharam terreno, o antivírus de próxima geração, com recursos de IA e análise comportamental, teve que entrar em cena para responder aos novos desafios.

Neste artigo, vamos explicar a importância da nova geração de antivírus (NGAV) e quais são os avanços trazidos por ela em relação aos antivírus tradicionais.

O Que É O Antivírus De Próxima Geração (NGAV)?

As soluções antivírus de última geração são capazes de evitar todos os tipos de ataques atuais, conhecidos e desconhecidos, monitorando e respondendo às táticas, técnicas e procedimentos do invasor (TTPs).

O NGAV avança na detecção de ameaças por encontrar todos os sintomas de comportamento malicioso, em vez de se concentrar apenas em atributos de arquivos de malware conhecidos. Desse modo, ele é capaz de identificar qualquer comportamento anômalo sem consultar um banco de dados de assinaturas ou vacinas.

Antes do NGAV, a proteção dependia de atualizações frequentes do provedor de serviços. Essas atualizações incluíam uma longa lista de hashes ou assinaturas de malware que bloqueariam ataques e preparariam um hash criptográfico ou uma análise heurística para protegê-los. No entanto, com a frequência cada vez maior dos ataques, essas atualizações baseadas em assinaturas disponibilizadas pelos fornecedores não chegam com velocidade suficiente para acompanhar as ações dos hackers.

O diferencial do NGAV é que ele se concentra em eventos – arquivos, processos, aplicativos e conexões de rede – para ver como as ações, ou fluxos de eventos, em cada uma dessas áreas estão relacionadas. A análise de fluxos de eventos pode ajudar a identificar comportamentos, intenções e atividades maliciosas – e, uma vez que essas ações são identificadas, elas podem ser bloqueadas.

O antivírus de próxima geração (NGAV) se difere das soluções antivírus tradicionais justamente por sua capacidade de aprender com o comportamento do endpoint no qual a solução está instalada. Essa abordagem vai além das assinaturas e heurísticas de malware baseadas em arquivos conhecidos porque é centrada no sistema e baseada em nuvem. Essa solução utiliza análises preditivas orientadas por aprendizado de máquina e inteligência artificial e combina com inteligência de ameaças para:

* Detectar e evitar ataques de malware e não malware sem arquivo (fileless);

* Identificar comportamentos maliciosos e TTPs de fontes desconhecidas;

* Coletar e analisar dados abrangentes de endpoints para determinar as causas principais;

* Responder a ameaças novas e emergentes que anteriormente não eram detectadas.

 Por que o software antivírus tradicional não funciona mais

Os cibercriminosos sabem exatamente onde encontrar lacunas e pontos fracos na segurança do perímetro de rede das empresas. Além disso, os invasores agora usam ferramentas altamente desenvolvidas para atacar vulnerabilidades. Os sofisticados ataques atuais envolvem vários estágios, são personalizados e oferecem um risco significativamente maior. Por isso, eles conseguem penetrar nas redes contornando muito mais facilmente o antivírus tradicional.

De fato, os novos malwares passam despercebidos por 50% dos antivírus tradicionais, segundo estudo da Imperva. E o Brasil é o segundo maior alvo mundial de ciberataques, atrás somente dos EUA, segundo um levantamento da Netscout.

Enquanto o antivírus tradicional está focado na detecção de malware apenas no endpoint, o NGAV aborda uma variedade maior de cenários de ameaças modernas, incluindo ataques de ransomware e malwares fileless.

De acordo com um relatório do Ponemon Institute, 77% das empresas que sofreram ataques de endpoints e tiveram a sua segurança de TI comprometida foram vítimas de ameaças de malware fileless. Esse software malicioso usa programas legítimos para infectar os computadores por meio de um executável simples, de um hardware comprometido ou da execução regular de aplicativos e scripts. Por isso, ele não depende de arquivos e não deixa rastros, dificultando assim sua detecção e remoção. Como resultado, esse tipo de ataque consegue ser até 10 vezes mais bem-sucedido do que aqueles baseados em arquivos.

E como o antivírus tradicional se concentra apenas em ameaças baseadas em arquivo de assinatura ou definição, ele não pode detectar nenhum desses ambientes de ameaças modernas, que são capazes de esconder os seus rastros e não introduzem novos arquivos no sistema. Portanto, se você ainda se limita a usar um antivírus tradicional para garantir a segurança, pode estar jogando dinheiro fora, uma vez que essa solução não é mais suficiente.

O Que Procurar Em Uma Solução De Next Gen Antivírus

1. Recursos de EDR

Ao considerar uma solução NGAV, procure recursos de detecção e resposta de endpoint (EDR) que utilize IA e aprendizado de máquina para fornecer detecção e prevenção em tempo real para ameaças complexas.

2. Proteção local e autônoma

Prefira uma solução NGAV que seja local e autônoma, ou seja, que funciona igualmente bem com ou sem uma conexão de rede. Desse modo, o agente não depende da conectividade da nuvem com o console de gerenciamento EPP/EDR para proteção contra malware, ransomware e ataques de dia zero.

3. Integração de inteligência de ameaças

Por fim, busque soluções NGAV que integrem inteligência de ameaças. Esse recurso permite que as equipes de segurança avaliem imediatamente o impacto, a gravidade e as origens das ameaças, além de receber orientação para resposta e correção.

4. Boa visibilidade dos ataques

Não existe solução de segurança perfeita, mas após uma violação você deseja entender o ataque de maneira rápida e fácil. Um console de gerenciamento que apresenta toda a história do ataque pode ajudá-lo a eliminar rapidamente as vulnerabilidades e até a rastrear os responsáveis. Quanto mais rápido você colocar as coisas em ordem, menor será o impacto financeiro na sua empresa.

Para encontrar a proteção mais adequada para a sua empresa e combiná-la com o uso do antivírus, é importante contar com a ajuda de um serviço qualificado e especializado em segurança da informação.

Uma consultoria de TI pode fornecer a todo tipo de empresa Serviços Gerenciados de proteção de dados, juntamente com um projeto de implementação e configuração desses recursos. Desse modo, garante-se o sucesso da instalação e utilização posterior da ferramenta, sem precisar fazer investimentos exorbitantes.

 

 Se você curtiu este texto e quer ficar por dentro de outras informações para otimizar os processos na empresa ainda hoje, aproveite e solicite um orçamento agora!

 
Artigos relacionados
A Importância da Threat Intelligence para Empresas

A Importância da Threat Intelligence para Empresas

No cenário digital altamente conectado em que vivemos, as empresas enfrentam constantes desafios no que diz respeito à segurança da informação. Nesse contexto, a Threat Intelligence emerge como uma ferramenta

Práticas recomendadas para gerenciamento de firewall

Práticas recomendadas para gerenciamento de firewall

Independentemente do tamanho do seu negócio, um firewall eficiente e bem configurado é necessário para evitar ficar exposto a ataques cibernéticos e ter os seus dados roubados. Essa ferramenta aumenta

Avanços nas tecnologias usadas no firewall corporativo

Avanços nas tecnologias usadas no firewall corporativo

Atualmente, empresas de qualquer tamanho precisam investir em soluções de segurança inovadoras para garantir a proteção de suas redes e sistemas e manter a competitividade. Afinal, as organizações agora convivem

Como escolher o firewall mais adequado para a sua empresa

Como escolher o firewall mais adequado para a sua empresa

A escolha de um firewall que tenha os recursos necessários para proteger a sua empresa do ataque de hackers e malwares pode ser um processo confuso e frustrante. O firewall

Principais desafios para configurar e gerenciar o firewall das empresas

Principais desafios para configurar e gerenciar o firewall das empresas

Mesmo para profissionais especializados em segurança, que trabalham há duas décadas usando firewalls de rede, a configuração e o gerenciamento dessas ferramentas ainda apresentam desafios para que sejam usadas em

Vantagens de implementar uma solução DLP

Vantagens de implementar uma solução DLP

As empresas estão sujeitas a grandes prejuízos financeiros e danos à reputação quando sofrem perda de dados confidenciais e de outras fontes de informações corporativas. Com a vigência de leis

×